MONS. ASCANIO
BRANDAO
A Tibieza
Seus Sinais,
Consequências, Remédios.
DUAS PALAVRAS
Ao
anunciar a ruína do templo e os últimos dias do mundo, Nosso Senhor predisse: E
porque abundou a iniquidade se há de resfriar a caridade de muitos. (São Mateus
24,12.)
Parecemos
chegados a estes dias sombrios. Resfria-se a caridade, o fervor de tantas
almas, enquanto a iniquidade cresce assustadoramente. A tibieza, é o grande
flagelo. É o espinho mais doloroso do Coração de Jesus. Sobretudo a tibieza das
almas consagradas a Deus, das almas outrora fiéis à graça.
Não se
presta bastante atenção à tibieza, esta mediocridade perigosa e funesta na vida
espíritual. Daí tanta falsa piedade, e esta ausência do verdadeiro espírito
evangélico, do sentido cristão na vida de muitos devotos e devotas. O espírito
de sacrifício, o senso da responsabilidade, a seriedade, a tremenda seriedade
da vida cristã de que fala Bossuet, tudo isto, anda ai tão esquecido, tão mal
compreendido. Só almas fervorosas poderão salvar este mundo paganizado. Almas
de elite. Almas de neve e corações de fogo no dizer do Padre Mateus. Mas elas
são tão raras, tão raras, meu Deus!
Que
este livrinho seja uma centelha e provoque incêndios e ilumine algumas almas.
Eu o
consagro ao Divino Coração de Jesus, forna-lha ardentíssima de Amor.
Coração
de Jesus, todo abrasado de amor por nós, inflamai nosso coração nas chamas de
vosso amor!. - Junho de 1937. - Monsenhor Ascãnio Brandão.
Capítulo I.
QUE É A TIBIEZA?
A
tibieza é uma doença espiritual e das mais graves e perigosas. É o verme roedor
da piedade. Micróbio terrível! Infiltra no organismo espiritual, sem que o
enfermo o perceba. Enfraquece a pobre alma. Amortece as energias da vontade.
Inspira horror ao esforço. Afrouxa a vida cristã. Espécie de cansaço ou
preguiça, diz Tanquerey, que não é ainda a morte, mas que a ela conduz sem se
dar por isso, enfraquecendo gradualmente as nossas forças morais. Pode-se
compará-la a estas doenças que definham, como a tuberculose, e consomem pouco a
pouco algum dos órgãos vitais.
É uma
sonolência, um sistema de acomodações na vida espiritual.
O tibio
não quer lutar. Tem horror ao combate da vida cristã. Não compreende a palavra
de Nosso Senhor no Evangelho: Eu não vim trazer a paz, mas a guerra!
Guerra
ao pecado, guerra às paixões, guerra à indiferença.
Quem
não é por mim, é contra mim!
O tíbio
não compreende este radicalismo sublime do Evangelho e da cruz. Numa palavra o
define bem o Espírito Santo: é morno. Nem frio, nem quente.
Nem o
ardor da caridade, o fogo do amor, nem o gelo da descrença e da impiedade e da
morte da alma.
A
tibieza é uma inércia espiritual. Um estado lamentável da alma.
É a
mediocridade que se contenta com não ofender a Deus pelo pecado mortal, mas não
quer evitar o pecado leve, fugir do relaxamento na vida espiritual.
Enfim,
para defini-la com precisão e distingui-la do que a ela apenas se assemelha,
como a aridez e outras provações da vida espiritual, vamos dar a sua definição.
“Definição”
A
tíbieza define-a o Santo Afonso pelo que a caracteriza: o pecado venial.
A
tibieza, diz o Santo Doutor, é o hábito do pecado venial plenamente voluntário.
Guardemos
bem esta definição.
Para a
tibieza essencial, são necessárias três condições:
1. O
pecado venial plenamente voluntário;
2. O
hábito do pecado venial voluntário;
3. A
paz com este hábito e a ausência de esforços para se corrigir.
Desde
que falte uma destas condições, já não há tibieza propriamente dita.
Uma
alma talvez caia de vez em quando nalguma falta venial. Cai por fragilidade,
por miséria. Emenda-se logo. Toma boas resoluções, corrige-se. Todavia é tão
grande a fraqueza humana! Uma vez ou outra chora uma falta venial.
Não é
tibieza.
Houve o
pecado venial, mas não o hábito do pecado venial e muito menos ainda a paz com
o pecado venial.
Há
esforço, generosidade, boa vontade, arrependimento sincero.
O Padre
Desurmont define a tibieza, comentando admiravelmente Santo Afonso: "A
tibieza é o hábito não combatido do pecado venial, ainda que seja um só. É um
hábito fundado num cálculo implícito: - Esta falta não ofenderá a Nosso Senhor
gravemente, não me há de condenar. Pois vou cometê-la.
É um
ato dificílimo de se tirar completamente da alma. É um hábito muito espalhado
sobretudo entre as pessoas que fazem profissão de piedade e entre as almas
consagradas a Deus.
“Espécies de tibieza”
A
tibieza propriamente dita é a que definimos - o hábito do pecado venial
voluntário e a paz com este hábito. Há, entretanto, outras espécies de tibieza.
1. - A tíbieza de fragilidade sem reflexão. Até os Santos
experimentaram.
Só a
Virgem Imaculada não a teve. Nosso Senhor permite nos Santos algumas
fragilidades e misérias, para conservar neles as virtudes fundamentais da
humildade, a desconfiança de si, a compaixão para com as misérias alheias, o
desapego da terra e o desejo do céu.
Oh! os
santos tiveram as suas pequenas fragilidades e misérias.
Como se
humilhavam!
Um dia
São Vicente de Paulo, num ato irrefletido de amor próprio, envergonha-se de um
parente pobre!
Como se
humilhou perante seus irmãos por esta falta!
Santa
Teresinha, no leito de morte, sente-se pobrezinha e imperfeita com uma
fragilidade: "Como sou feliz, diz ela, vendo-me tão imperfeita e com tanta
necessidade da misericórdia do Bom Deus no momento da morte".
Bernadette,
o anjo de Lourdes, lamenta as suas imperfeições, a teimosia que a humilhava
tanto.
Santa
Catarina Labouré - lamenta igual defeito.
Guido
de Fontgalland expia no leito de dores o que ele chamava as suas preguiças.
Poderia
multiplicar os exemplos.
São as
misérias inerentes a esta pobre natureza humana.
A
perfeição inteira e absoluta não se encontra neste mundo. O Concílio de Viena
condenou o erro dos que afirmavam que o homem, nesta vida mesmo, pode adquirir
um tal grau de perfeição, que se torna impecável e incapaz de progredir na
virtude. Tal foi também o erro dos Iluminados.
O
Concílio de Trento é mais claro ainda. Condena quem disser que o homem pode,
durante esta vida, evitar as mais pequeninas faltas, a não ser por um
privilégio especial de Deus. E este privilégio só o teve Maria Santíssima. (Sessão
6, cânon 23.)
A
tibieza de fragilidade é inevitável. Não nos perturbemos com ela. Recorramos à
oração, aos sacramentos e sobretudo à Santa Eucaristia, e nos purificaremos
sempre destas fragilidades e misérias. Depois temos a Tibieza da vontade.
2. Tibieza da vontade. É, mais grave que a de fragilidade.
É a
vontade enfraquecida. Deus a permite para confusão de nosso orgulho e melhor
nos convencer de nossa miséria. Um firme propósito, um gesto de arrependimento
sincero, com a resolução de se vigiar com mais cuidado, e tudo está reparado.
A
tibieza de vontade é fàcilmente remediável.
Finalmente
a Tibieza do pecado venial.
3. Tibieza do pecado venial voluntário e habitual e é desta
que aqui vimos tratando.
“Sinais da tibieza”
Os
sinais da tibieza em geral são os oito seguintes:
1.
Omissão fácil das práticas de piedade. A alma fervorosa tem a sua vida de
piedade toda dirigida por um regulamento particular fácil de ser observado e
bem criterioso.
Não
omite facilmente qualquer prática de piedade. É de uma fidelidade extrema,
sobretudo à meditação. Se graves ocupações ou verdadeira necessidade a impedem,
procura, logo que seja possível, suprir a falta. A alma tíbia sob qualquer
pretexto omite os exercícios de piedade, passa dias sem meditação, e até mesmo
sem práticas de piedade de qualquer espécie.
Ora,
isto é exatamente o contrário do fervor. "Não digo que isto prove tudo,
diz o Padre Faher, mas prova muito. Seja como for, sempre que existir tibieza,
existirá este sintoma".
2.
Fazer os exercícios de piedade com negligência. Na tibieza também há oração,
missas, confissões, comunhões, terços, etc., mas a rotina vai inutilizando
tudo. A rotina e a má vontade. Confissões e comunhões mal preparadas, orações
com inúmeras distrações voluntárias. E o pior ainda a falta de generosidade e
de todo esforço para se corrigir.
3.
Outro sinal de tibieza é a alma sentir-se aborrecida com o pensamento de que
tudo vai mal na sua vida espiritual. Não se sente inteiramente à vontade com
Deus. Não sabe exatamente onde está o mal, mas tem certeza de que tudo não está
em ordem. É um mau estar, um aborrecimento interior. E, sem paz, o tíbio se
agita inutilmente e vai deixando enraizar no coração o hábito do pecado venial.
Este
sinal anda sempre com os dois primeiros. Desde que faltou generosidade numa
alma para ser fiel aos seus deveres de piedade, estas omissões e negligências
acabam deixando-a num estado lamentável de aborrecimento das coisas santas e
até de Nosso Senhor.
4. O
quarto sinal é agir sem pureza de intenção, sem ordem nem método. A pureza de
intenção consiste em fazermos com um fim honesto e sobrenatural todas as ações
de nossa vida: práticas de piedade, deveres de estado, trabalhos de cada dia ou
qualquer coisa por mínima que seja. É aquele olhar interior sempre fixo em Deus
e desviado das criaturas.
Tudo
fazer para a glória de Deus, e se submeter com espírito de fé e resignação.
Eis a
mais pura intenção que se pode imaginar, o mais elevado princípio e o mais
perfeito ideal de uma alma fervorosa.
Os
santos não tinham outro motivo nem visavam outro fim na terra.
Santa
Madalena de Pazzi sentia-se arrebatada em êxtase, ouvindo esta palavra: - A
vontade de Deus!
Santo
Inácio legou à Companhia de Jesus, como rica herança, o seu lema: - Tudo para a
maior glória de Deus!
A
pureza de intenção é a alquimia celeste que transforma em ouro de méritos para
o céu todas as nossas boas obras. Sem ela, perdemos cada dia riquezas
incomensuráveis.
A alma
tíbia faz tudo por amor próprio e capricho, seguindo em tudo a natureza.
É a
leviandade, a preocupação da vontade própria, os cálculos muito humanos, a
vaidade quando faz o bem, o desejo de agradar às criaturas e de aparecer.
Anda à
cata de louva minhas e aborrece o sacrifício oculto, a abnegação e outras
virtudes que não brilham aos olhos das criaturas e constituem o segredo do Rei!
E Deus
recompensa as nossas ações, diz Santa Madalena de Pazzi, a peso de pureza de
intenção.
Oh! como
a tibieza rouba e despoja a pobre alma, quando lhe arrebata a pureza de
intenção!
5.
Contentar-se com a mediocridade e negligência em formar hábitos de virtude. Se
a mediocridade já é desastrada na ciência, na literatura e na arte, o é em
proporção verdadeiramente calamitosa quando se trata da prática da virtude.
O
medíocre não gosta da palavra: Santidade. Não compreende o heroísmo das almas
generosas, a abnegação, o sacrifício. Para ele, a virtude heróica é o exagero!
A
santidade é um misticismo! E que entende por misticismo? Algo de loucura e de
anormal.
Contenta-se
com o meio termo. E assim não se esforça por adquirir hábitos de uma virtude
sólida.
6. O
desprezo das pequenas coisas. Os santos fugiam das menores imperfeições, e se
purificavam cada dia das pequeninas faltas. O tíbio, não. Ri-se do que ele
chama escrúpulo das almas fervorosas: - a fidelidade nas pequenas coisas.
E não
nos esqueçamos destas grandes verdades: primeira - os santos se tornaram santos
pela repetição contínua duma multidão de ações insignificantes, pelo cuidado
infatigável das pequeninas coisas. E segunda: - só fizeram eles grandes coisas
quando chegaram à santidade.
Os
pequeninos sacrifícios ocultos, as pequeninas cruzes, as pequeninas virtudes,
as pequeninas mortificações, tudo isto a cada dia, a cada minuto, aceito com
generosidade, como santifica uma alma! É o caminho batido de Santa Teresinha, a
pequenina via da Infância espiritual.
Que
fonte riquíssima de graças!
A
tibieza, porém, seca esta fonte, esteriliza a vida espiritual, sonha com
êxtases e comete cada dia o pecado quase sem remorso. E os pecados veniais, sob
o disfarce de pequeninas faltas inevitáveis à fraqueza humana, vão se multiplicando
assustadoramente na alma e alimentando a tibieza até ao pecado mortal e, sabe
Deus, até ao endurecimento do coração!
É muito
grave desprezar habitualmente as pequeninas coisas. São Gregório chega a dizer
que se deve ter mais receio das pequenas faltas que das grandes. Porque estas
provocam logo o arrependimento e causam horror; aquelas não assustam, e vão
preparando surdamente a ruína espiritual. E, o que é pior, sem remorso da
consciência, e até sob a capa da virtude.
7. É
pensar mais no bem já feito do que no bem que ainda resta a fazer.
E. uma
presunção que leva a descansar e afrouxar no caminho do sacrifício e da
virtude, porque julga ter feito alguma coisa no passado para a salvação. Nada
de esforço e generosidade. Nosso Senhor dizia no seu Evangelho que, depois de
termos feito muito, deveríamos dizer: - somos servos inúteis.
E
prosseguir na luta, porque o ideal da perfeição é o Infinito: "Sede
perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito".
A
tibieza, como já dissemos, contenta-se com a mediocridade. Julga ter feito
muito a alma tibia, porque no passado foi bem fervorosa e trabalhou pela sua
santificação, lutou, praticou boas obras de zelo e de caridade, sacrificou-se
na luta do bem. Agora, quer repouso. Descansa, não luta mais, deixa-se ficar na
indolência e faz de seu coração o campo do preguiçoso.
São
Paulo pensava justamente o contrário: "Irmãos meus, não considero que
alcancei o prêmio, mas uma coisa eu faço: esquecendo o que está atrás de mim,
esforçando-me por alcançar o que está na minha frente, prossigo até ao alvo,
para alcançar o prêmio para o qual me chamou do Alto por Cristo Jesus. Sejamos
nós, quantos queremos ser perfeitos, do mesmo espírito". (Filipenses 3,13.)
O tíbio
não se compara aos mais santos e fervorosos, mas sempre se julga melhor do que
tantos outros piores do que ele.
E é
assim que adormece tranquilamente. Não quer progredir na virtude.
São
Gregório compara a vida cristã a uma barca em que se navega contra a corrente.
Quem sobe, há de remar sempre, ou é arrastado pela correnteza.
Santo
Agostinho, no seu estilo incisivo e claro, assim fala: - "se dizes: basta,
estás perdido!"
Sim, no
dia em que se cruzam os braços na luta pela santificação da alma, tudo está
perdido! Adeus, santificação, e talvez: Adeus, salvação eterna!
São
Bernardo pergunta: - Não quereis adiantar? Dizeis: - quero ficar e viver onde
cheguei? Quereis o impossível!
O
demônio, diz Santa Teresa, conserva muitas almas no pecado ou na tibieza,
fazendo-as crer que é orgulho aspirar à santidade.
Que
perigosa ilusão! Lembrem-se os tíbios, sobretudo se já receberam graças de
Nosso Senhor, como por exemplo sacerdotes, religiosos e almas consagradas a
Deus, oh! lembrem-se de que é terrível abusar da graça e muitas almas chamadas
ti santidade, diz o Padre Desurmont, baseado em Santo Afonso, ou se salvam como
santos ou arriscam a sua eterna salvação.
Escreveu
o Santo Doutor: Se alguém na vida religiosa (e poderíamos acrescentar: na vida
de piedade) quer se salvar. mas não como santo, corre o risco de se perder.
Todos
estes sinais de tibieza andam em geral com este último e infalfvel:
8.
Pecado venial voluntário e habitual. Os outros sinais podem ser atenuados ou
alguns falham, mas este é infalível. Onde existe o hábito do pecado venial,
existe a tibieza com todo o cortejo de males e desgraças que ela acarreta à
vida espiritual.
“O pecado venial”
Embora
em grau inferior, o pecado venial oferece, todavia, os mesmos caracteres de
malícia que o pecado mortal.
A
rainha Maria Teresa de França, esposa de Luís 14, chorava uma falta venial. A
delicada consciência da Princesa a deixava inconsolável.
-
Como?! - disseram-lhe - tanta lágrima, por uma falta leve, um pecado venial?!
- Sim,
pode ser venial, mas é mortal para o meu coração! Tudo quanto ofende a Nosso
Senhor nunca é leve ou coisa de somenos importância para uma alma fervorosa.
E o
pecado venial é uma ofensa a Deus. Há nele três circunstâncias agravantes:
1 - Uma
injúria à Majestade Divina;
2 -
Revolta contra a Autoridade de Deus;
3 -
Ingratidão à Bondade Eterna.
Deus,
em cuja presença estamos, é ofendido e por uma bagatela, um ato de preguiça,
uma vaidade, uma desobediência!
Não
desprezemos o que fere tanto ao Sagrado Coração de Jesus!
O
pecado venial ofende a Deus. E não basta para que o aborreçamos?
Seja
venial, embora, mas sempre é mortal para nosso coração e para a delicadeza de
nossa consciência.
É uma
injúria à Majestade Divina.
Num dos
pratos da balança colocamos a vontade de Deus e a sua glória, e no outro, o
nosso capricho e nosso prazer, e ousamos preferi-los a Deus!
Que
ultraje! Diz Santa Teresa: É como se se dissesse: Senhor, apesar de esta oração
Vos desagradar, não deixarei de a fazer. Não ignoro que a vedes, sei perfeitamente
que a não quereis; mas prefiro a minha fantasia e a minha inclinação à vossa
Vontade.
E seria
coisa sem importância proceder desta forma?
"Quanto
a mim, acrescentava a Santa, por mais leve que seja a falta em si mesma; acho
pelo contrário que é grave e muito grave".
Não
cometamos o pecado venial deliberado sob o pretexto de que não ofende a Deus
gravemente. É pecado, e basta isto, para ser objeto de nosso ódio.
O
pecado venial é uma revolta contra a Autoridade Divina.
É como
se disséssemos a Nosso Senhor: "Quero vos obedecer, Senhor, más quando
esta obediência não me aborrecer e quando me agradar e quando eu bem
quiser".
Isto é
obediência?
Não é
uma injúria e um desrespeito à Autoridade Divina?
Mas, o
que é mais triste no pecado venial é a ingratidão sem nome que ele encerra.
Desta ingratidão queixou-se Nosso Senhor a Santa Margarida Maria, mostrando-lhe
o seu Divino Coração rasgado pela lança e cercado de uma coroa de espinhos.
Estes
espinhos eram a imagem das almas ingratas, sobretudo almas consagradas a Deus
que vivem na tibieza. São as que mais ferem o Sagrado Coração do Bom Jesus.
Uma
injúria à Majestade Divina. Uma revolta contra a Autoridade Divina. Uma
ingratidão à Divina Bondade! Meu Deus! Meu Deus! Isto é leve?
Oh! combatamos
o pecado venial deliberado.
"Eu
me lançaria num oceano de chamas se fosse preciso, dizia Santa Catarina de
Sena, para evitar um só pecado venial, e preferiria permanecer neste fogo a
dele sair por um só pecado venial".
Exagero?
Não. Os Santos sabem melhor avaliar o que é uma alma, o que é um Deus ofendido
e o que é uma eternidade que se arrisca!
Estejamos
prontos, se for preciso, a padecer e morrer, mas não cometer um só pecado
venial! Oh! quem nos dera tão bela disposição!
“Castigos do pecado
venial”
O
pecado venial é punido severamente pela Justiça Divina e tis vezes com
terríveis castigos!
A
mulher de Lot se transforma em estátua de sal por um pecado venial de
curiosidade. Moisés é privado da consolação de ver a terra prometida por um
pecado venial de desconfiança. Quarenta e dois meninos, porque zombaram do
profeta Eliseu, são punidos e mortos pelas feras. Ananias e Safira, fulminados
por um pecado venial de mentira!
E
pode-se dizer ainda que o pecado venial é de pouca importância?
Deus o
castigaria assim com tanta severidade?
São
castigos temporais.
Mais
terríveis, porém, sãos os castigos espirituais.
O
pecado venial leva ao abuso da graça. E quando se abusa da graça, a fonte das
graças vai secando!
Ai! em
que abismos se precipita quem abusa da misericórdia e esbanja o tesouro da
graça!
Cuidado!
Tremei! Nada tão grave e de maior responsabilidade como o emprego da multidão
de graças que Nosso Senhor nos prodigaliza cada dia!
"As
contas das graças, diz Santo Afonso, são mais severas quem dos próprios
pecados!"
E o
pecado venial, sobretudo o hábito do pecado venial, eis ai também o estado de
contínuo abuso da graça!
E Deus
ofendido, por castigo, retira a sua graça ou vai dá-la a outros.
Haverá
mais tremendo castigo?
Capítulo II.
CONSEQUÊNCIAS E MALES
DA TIBIEZA
A
tibieza tem consequências funestas na vida espiritual e acarreta para alma os
males do pecado venial.
1 -
Aborrece Deus Nosso Senhor e o obriga a nos abandonar.
Que terrível sentença
aquela do Apocalipse! O Bispo de Laodiceia caíra na tibieza. E São João, em
nome de Deus, lhe manda dizer: Eu conheço as tuas obras: porque não és frio nem
quente. (Ap 3,15.)
Conheço
as tuas obras! Havia, pois, algum trabalho, alguma virtude naquele homem. Não
era de todo mau. Mas... não era frio nem quente. Era tíbio, morno, frouxo, algo
indiferente na obra da sua santificação.
Faltava-lhe
o fogo da caridade.
E como
o Senhor castiga, e com ele, a toda alma no lamentável estado de tibieza?
"Antes
fosses frio ou quente!"
Como? Deus prefere também o gelo
do pecado e da morte da alma à vida enlanguescida e agonizante da alma
tíbia?...
Sim! Antes
fosses frio ou quente!
E aí
vem o castigo: Mas porque não és frio nem quente, eu começo a te vomitar de
minha boca.
Que
castigo tremendo! Deus rejeita a alma tíbia como nosso estômago vomita a água
morna ou um alimento que provoca náuseas.
A
tibieza aborrece a Nosso Senhor e o obriga a nos abandonar à nossa própria
sorte, ao nosso capricho e orgulho, à nossa grosseira sensualidade.
Não há
maior castigo. É a mais funesta das consequências da tibieza e a origem de
todos os males.
Meditar
o texto de S. João no Apocalipse e trazê-lo sempre na memória e gravá-lo no
coração!
2 - A
tibieza enfraquece a alma.
E a
enfraquece de três maneiras. Afasta-nos a graça, fortifica os inimigos da alma
e abre o coração para aquele mau uso das criaturas de que nos fala Santo Inácio
nos seus Exercidos espirituais.
Na
tibieza, a pobre alma contrai uma enfermidade perigosa que a vai depauperando
dia a dia, e fazendo perder as energias.
Quando
São Tomás e Santo Afonso comparam a tibieza à tuberculose, dão bem uma ideia da
gravidade daquele doente espiritual.
O
tuberculoso sente-se enfraquecer dia a dia, minado por uma febrezinha
impertinente que o vai consumindo. A tibieza produz a febre do orgulho e do
amor próprio, febre da vaidade, febre da sensualidade e de mil pequenas faltas
e infidelidades. E a pobre alma vai caminhando para o túmulo do pecado mortal e
do hábito do pecado.
A
estátua de Nabucodonosor era bela e gigantesca. Cabeça de ouro, peito de prata,
ventre de bronze, pernas de ferro e pés de ferro, argila e barro.
Rola
uma pedrinha da montanha, e bate violentamente nos pés de barro. Toda a mole
imensa da estátua veio a baixo.
Bela
estátua é a da alma no estado de graça!
Mais
rica e preciosa que a estátua de Nabucodonosor. Entretanto, às vezes, ai! tem o
pedestal de uma matéria frágil: - o barro do pecado venial, o barro da tibieza.
Aí vem uma pedrinha de uma ocasião perigosa, de uma tentação grave, e... rola
toda uma vida de espiritual e se destrói todo um passado de virtudes até
heróicas. O inferno bateu no ponto fraco, e venceu.
3 - A
tibieza é o caminho do pecado mortal.
Diz São
Gregório: Ordinariamente não nos tornamos maus de repente. Não passamos
subitamente do fervor ao pecado mortal. É mister uma escada, é a tibieza; um
ponto de apoio: a tibieza. Se não desceis um degrau desta escada e dela fugis,
estais salvos.
A
experiência demonstra que dificilmente se ficará muito tempo no hábito do
pecado venial deliberado, sem se chegar ao pecado mortal. Não quer dizer isto
que uma multidão de pecados veniais faça um pecado mortal; mas, a facilidade em
cometer o pecado venial prepara a alma e a dispõe a cair facilmente no pecado
mortal.
Quem
despreza as pequenas coisas, cairá pouco a pouco, diz o Espírito Santo. (Eclesiaste
19,1.)
Aplicando
este texto às almas tibias, diz um intérprete que as almas perdem em primeiro
lugar a devoção. Depois vão passando das faltas leves, que consideram sem
importância, às faltas graves, aos pecados mortais, e do estado de graça passam
ao estado de pecado.
Quem
comete facilmente o pecado venial, dificilmente escapará dos pecados mortais,
afirmam experimentados mestres da vida espiritual.
"Por
um justo castigo de Deus, diz Santo Isidoro, os que fazem pouco caso dos
pecados veniais, das faltas leves, vêm a cair um dia nos maiores pecados".
Santo
Agostinho tem uma frase que deve merecer de nós sérias reflexões. O pecado
mortal é, segundo ele, uma montanha que esmaga, que mata, e os pecados veniais,
grãos de areia. Acontece, porém, que o desprezo das faltas leves faz com que a
alma venha a perecer como estes infelizes, que morrem sufocados sob um montão
de areia. É verdade que só o pecado mortal dá morte à alma, e os pecados
veniais, por mais numerosos que sejam, não nos podem tirar a graça
santificante.
Mas,
diz São Gregório, o hábito dos pecados veniais tira aos nossos olhos a malícia
do pecado grave, e em breve não receamos mais passar das faltas mais leves aos
maiores pecados.
O mal
da tibieza é tirar a sensibilidade, a delicadeza de consciência. E haverá um
estado mais lastimável de alma que essa cegueira de coração?
As
crônicas do Carmelo contam que a Venerável Sórar Ana da Encarnação viu um dia
no inferno uma alma que na terra foi tida como pessoa de certa virtude. Ora, a
infeliz, no suplício eterno, tinha o rosto coberto de insetos que representavam
as inumeráveis faltas veniais de que estava culpada. E destas, umas lhe diziam:
Por nós começaste! E outras enfim: por nós te perdeste!
Não é
esta, porventura, a sorte de tantas almas? Numa visão terrível foi revelado a
Santa Teresa o lugar que lhe seria reservado no inferno, se, desprezando a
graça, se deixasse levar por uma falta leve, que depois, multiplicada, a
levaria ao abuso da graça, ao pecado e à condenação final. Oh! e diz-se que o
pecado venial é de pouca ou nenhuma importância! E vive-se e dorme-se
tranquilamente no estado de tibieza! Que cegueira!
4 - A
tibieza leva à cegueira espiritual.
As
moléstias corporais costumam ser imagem das moléstias da pobre alma.
Se
procurarmos uma imagem feliz da tibieza, encontrá-la-emos na cegueira. A
tibieza é uma cegueira, escreve o piedoso oratoriano Padre Faber, cegueira que
não conhece a si mesma, não suspeita o seu estado, nem admite que outros tenham
melhor vista. É uma cegueira judicial, porque um dia houve em que viu melhor e
agora não se lembra mais do que viu nem mesmo que tinha olhos.
Esta
cegueira vem de três causas: os pecados veniais frequentes, a dissipação do
espírito e a paixão dominante. Sobretudo a paixão dominante. Esta é uma
violência externa, que nos leva a fechar os olhos e conservá-los assim para nos
lançar no abismo. E a consciência neste estado de cegueira se falsifica, não
tem mais equilíbrio, não tem firmeza. Daí as trevas e que trevas espessas!
E nesta
escuridão, os maus instintos do espírito humano, diz ainda o Padre Faber, como
corujas noturnas, se tornam mais animados e ativos. É um despertar de maus
pensamentos, de paixões que já se julgavam mortas. Já não há mais aquele horror
ao pecado. A moleza dos costumes, o comodismo, a vida sensual, leviandades
repetidas, certa amargura secreta do próximo, faltas de caridade, mentiras,
maledicências, enfim o orgulho e a sensualidade, aves noturnas agourentas,
anunciam a morte próxima da infeliz alma tíbia.
Finalmente,
vejamos o pior dos males, a mais tremenda consequência da tibieza.
5 - A
tibieza prepara a impenitência final.
Será
possível? dirá alguém.
Sim, a
experiência o tem provado mil vezes. Tibieza é o abuso da graça, e o abuso da
graça teve quase sempre, como consequência última, a impenitência final.
Com
Deus não se brinca!
Conheceis
a palavra de São Paulo?
A terra
que bebe muitas vezes as águas da chuva e que só produz cardos e espinhos, está
reprovada e próxima da maldição. Será entregue ao fogo e reduzida a cinzas. (Hb
6,7.) Deus nos chama, bate, bate mil vezes à porta do coração. É desprezado.
Ai! um
dia o candelabro da graça com todas as suas luzes será transportado para outro
lugar: Eu mudarei teu candelabro. (Ap 2,5.) E ai! meu Deus! Pobre alma! O
abismo da impenitência final a espera. E ela sorri presunçosa, dorme tranquila
na inconsciência, na cegueira do seu lamentável estado!
Conheceis
a história dolorosa de Tertuliano? Um apologista famoso, um batalhador pela
causa da Igreja! Uma obstinação, uma falta de docilidade à Igreja, e ei-lo na
heresia e na heresia morre... Lamennais fulgurava com todo o seu talento na
Igreja de França. Em torno deste homem, a flor do pensamento católico se
congrega para ouvi-lo como a um oráculo. Que gênio! Diretor de almas como
raramente se viu outro! Entretanto, um orgulho secreto de sábio o vai minando.
A vaidade talvez de se sentir grande, admirado, um oráculo da Igreja de França.
Havia
nele uma tristeza que impressionava o Padre Lacordaire, seu amigo. Veio a
provação, a hora da luta, a prova de fogo. Ei-lo revoltado, inimigo da Igreja,
blasfemador, herege e apóstata.
Até à
hora da morte renega tudo quanto amou e pregou e defendeu com ardor. A
sobrinha, toda aflita, lhe pergunta quase à hora da morte: - Meu tio, meu tio,
queres um padre, não é? Um padre, meu tio... Lamennais, obstinado, responde com
aspereza: - Não.
Insiste
a sobrinha.
Não! não
e não! deixem-me em paz! No dia seguinte, 27 de Fevereiro de 1854, às 9 horas
da manhã, expirou o desgraçado na impenitência final.
O que
preparou tamanha ruína?
Oh! sem
dúvida a tibieza. Uma alma fervorosa não tocaria jamais assim o fundo do
abismo.
A
história de muitas apostasias e escândalos que amarguram a Igreja, não teve
muita vez a sua origem na tibieza! Ninguém cai de repente. Ninguém chega à
impenitência final sem uma vida tíbia no começo.
Eis as
lamentáveis e muitas vezes irremediáveis consequências da tibieza.
Despertemo-nos
por amor de Deus, por amor da nossa pobre alma, despertemo-nos deste sono
perigoso!
Desanimar?
Seria pior. Confiança! A confiança faz milagres. A enfermidade é gravíssima e
parece mesmo incurável.
Entretanto,
um bom regime, um bom médico, um bom clima, a podem curar. O bom médico: um
confessor zeloso e experimentado, bem santo e bem enérgico. O bom clima: um
meio fervoroso, a companhia de almas piedosas e santas, uma atmosfera onde se
respire o sobrenatural.
E um
bom regime: a volta decidida, enérgica, constante, às práticas de piedade.
Custe o que custar. E a mortificação. Sobretudo o regime eficaz da oração. A
oração mental. Principalmente a oração mental. E esta parece mesmo o remédio
específico.
Capítulo III.
REM DIOS DA TIBIEZA
A
tibieza parece um mal incurável e o é realmente, não porque haja na vida espiritual
doenças incuráveis, mas porque afeta a vontade, tornando-a fraca e rebelde,
surda à voz da graça. E, geralmente, o tíbio não se considera como tal. Ignora
o mal que o vai perdendo. E esta ignorância, esta obstinação, esta cegueira que
acompanham a tibieza, a fazem um mal incurável. Entretanto a graça tudo pode.
A cura
da tibieza é um milagre, mas no mundo espiritual a graça opera milagres
cotidianos. Alguns remédios apontam os autores para a salvação de uma alma
tíbia.
1. O remédio:
Descobrir a tibieza.
Esta
descoberta se faz pela meditação e o exame de consciência. Descobrir que somos
tíbios é uma graça e das maiores e o presságio de uma cura miraculosa.
Estaremos, porém, perdidos se não agirmos logo com vigor, com prontidão e
energia ao fazermos esta assustadora descoberta. Ao perceber este estado de
alma, logo sem demora recorrer à oração e mãos à obra.
2. O Remédio: Fazer o
que foi omitido e fazê-lo bem.
A
omissão das práticas de piedade foi a causa da tibieza. Pois bem. É preciso
fazer sem demora, com energia, tudo o que se omitiu, custe o que custar.
É
difícil! Sim, mas não é impossível. Experimentar pelo menos um dia, de
fidelidade absoluta e intransigente a todas as práticas piedosas abandonadas.
Há de se ver a dificuldade diminuir. Depois, entrar na luta contra a preguiça,
a rotina, o mau hábito. Não obstante as muitas omissões, não desanimar. Nada
tão dificil como voltar à prática dos exercícios da vida espiritual, sobretudo
se de há muito vêm sendo omitidos. A custa de esforço, de luta e de oração se
consegue alguma coisa. Oh! que ao menos não falte a boa vontade. Já é alguma
coisa. Faça-se um pouco hoje, depois mais um pouco...
Quem
sabe? Coragem! Confiança!
3. O Remédio: Fazer
tudo com método e com pureza de intenção.
Para o
método, nada melhor que um bom e criterioso regulamento particular, e neste
marcar a hora da meditação e fazê-la custe o que custar. Com isto, é certo, se
há de salvar o tibio. Tibieza e meditação não podem anda; juntas. Uma ou outra
há de perecer. Diz o profeta David. Na meditação se abrasa o fogo da caridade,
que é o fervor. Da pureza de intenção já falámos. Resta praticá-la, a Meditação
cotidiana.
4. Remédio: Meditação
cotidiana.
Todos
os outros exercícios de piedade, que o tíbio recomeça quando se esforça por
sair do seu lastimoso estado, têm a sua eficácia. Nenhum, porém, como a
meditação. Meia hora de meditação cotidiana, bem preparada, e bem feita, eis o
remédio soberano e específico da tibieza. A meditação é o alimento substancial•
do regime a que se deve submeter a alma enfraquecida pela tibieza. Disse,
meditação bem feita. Sim, porque a tibieza é companheira inseparável da
meditação sem preparação alguma, feita às pressas, sem método, com preguiça,
sonolência e má vontade.
O
remédio há de ser bem preparado, bem dosado e bem tomado, para que seja eficaz.
Se a receita não foi observada, o remédio poderá curar?
Insisto:
Meditação bem feita!
Seja
por que método: Sulpiciano, Inaciano ou Afonsiano, mas... torno a repetir: - Meditação
bem feita!
5. O Remédio: Uma
penitência depois de cada falta.
Examinar
qual o pecado venial que me retém escravo da tibieza e castigá-lo toda vez
depois de cometido.
Uma
penitência para cada pecado. Não perdoá-lo. A natureza é um cão.
Ladra,
ameaça quando corremos medrosos. Um gesto de energia, um grito, uma bordoada, e
ei-lo abatido, humilhado, a correr de nós. Sem penitência não se sai da
tibieza. A mortificação e a meditação andam juntas e constituem aquele espírito
de oração e de penitência de que nos fala o profeta.
6. O Remédio: A
mortificação.
Custa
muito, é verdade. A tibieza caracteriza-se também pelo horror ao espírito de
mortificação.
Mortificai
vossos membros, diz o Apóstolo São Paulo, trazei a mortificação de Jesus Cristo
em nosso corpo. (Colossense 3,5.)
A mortificação
é a vida do Evangelho em ação e a imitação da vida de Jesus Cristo. Querer
sacrificar-se sem mortificação é querer o impossível. "Se alguém desaprova
a penitência, diz São João da Cruz, não lhe deis crédito, ainda que faça
milagres".
As
pequenas mortificações cotidianas são remédio também para as pequenas faltas
cotidianas. Contraria, contrarieis. Espírito de sacrifício no cumprimento do
dever. Custa a meditação? Fazei-a por mortificação. Custa a oração um dever
penoso? custa deixar alguma sensualidade? Mortificai-vos um pouco. E vereis a
transformação que em breve se fará em vossa alma. A mortificação com a oração,
eis o remédio soberano da tibieza.
7. O Remédio: Confissões
e Comunhões bem preparadas.
Rigoroso
exame de consciência antes da confissão. A confissão do tíbio é rotineira e mal
feita. Procura sempre um confessor muito brando e suave. Não gosta de uma
palavra enérgica e severa no tribunal da penitência. Disfarça os seus pecados.
Não procura uma sólida direção espiritual. Não costuma ter um confessor fixo.
Confessar-se não é para o tíbio uma mudança de vida, um firme propósito de não
mais pecar: é arranjar uma absolvição para poder comungar.
Daí
almas que no mundo e na vida religiosa se confessam durante anos e anos, quase
toda semana, e vivem, entretanto, no mais lamentável estado de tibieza. Ai! O
Sangue de Jesus Cristo no Tribunal sagrado não é aproveitado!
Depois,
as Comunhões sem devida preparação, sem fé, sem amor. Comunhões por rotina.
Ações de graças lidas às carreiras em manuais de devoção. Nem sequer um
pensamento sério, bem meditado. da Presença real de Nosso Senhor na hóstia
consagrada! Pobre Jesus! Que sepulcros gelados não acha Ele todo dia no coração
de tantas almas tíbias!
Para
sair da tibieza, a Santa Comunhão, que, no dizer do Concílio de Trento, é o
antídoto da faltas cotidianas, é um remédio eficaz. Mas há de ser bem
preparada. A leitura espiritual, as jaculatórias, um pensamento eucarístico à
noite, ao deitar, e sobretudo uma vida isenta de pecado e em luta contra o
pecado, eis aí uma excelente preparação para as nossas Comunhões. Tirar da
rotina a confissão e a Comunhão é um passo decisivo para sair da tibieza.
8. O Remédio: A
devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
"As
almas tíbias tornar-se-ão fervorosas", prometeu Nosso Senhor a Santa
Margarida. É o grande milagre, o perene milagre desta devoção. O Sagrado
Coração é uma fornalha de amor, é fogo, e fogo puro da Divina Caridade.
Jaculatórias ao Divino Coração. A sua imagem diante de nós, conosco em toda
parte. Falar desta devoção, propagâ-la, estudâ-la. Oh! não encontro meio tão
eficaz e poderoso para arrancar uma alma da tibieza. Leituras sobre o Coração
de Jesus, o Exercício da Hora-Santa, a entronização. Oh! como tudo isto abrasa
o coração ainda mais gelado e faz milagres de conversões.
Tomar a
peito fazer uma novena ao Sagrado Coração de Jesus, para sair da tibieza.
Fazê-la custe o que custar com uma leitura apropriada, por exemplo: a história
das Aparições a Santa Margarida Maria ou a vida desta discípula predileta do
Coração de Jesus. Ler este livro de fogo do Padre Mateu Crawley que eu desejava
ver em muitas mãos: "Jesus, Rei de Amor".
E
sobretudo, mais do que tudo, ler e reler o Evangelho, as cenas tocantes do
Evangelho, onde aparece, onde brilha a misericórdia do Coração de Jesus. Oh! o
nosso coração é matéria inflamável. Não resistirâ muito tempo às chamas do Amor
sem nelas se abrasar. E o Coração de Jesus nos põe junto ao braseiro da •
caridade. Quando os judeus foram levados ao cativeiro de Babilônia, os
sacerdotes esconderam o fogo sagrado num poço. De volta, Neemias só encontrou
lama. Com esta, regou a lenha e as vítimas do sacrifício; e as expôs ao sol.
E o sol
as acendeu e queimou. Estava aceso de novo o fogo sagrado. A nossa vida
espiritual talvez era o fogo sagrado do amor no templo vivo do Divino Espírito
Santo, que somos todos nós, os cristãos batizados. Lançamos este fogo no poço
da tibieza e ele se fez lama.
E
agora? O remédio? Vamos ao sacerdote, o Neemias da Lei do Amor. Uma boa e
sincera confissão. Depois, expor a lama de nossa pobre vida aos raios do sol do
Coração de Jesus e pedir, rogar, bradar que ele consuma tudo e acenda de novo o
fogo da caridade, o fogo sagrado sem o qual não pode viver nossa alma, templo
do Espírito Santo. O sol do Coração de Jesus fará este milagre.
9. O Remédio: O
Rosário de Nossa Senhora.
Pois já
não falamos das práticas de piedade como remédio da tibieza? Porventura o
rosário não é uma delas? Sim, mas é uma especialissima devoção e vejo nela um
remédio à parte, além dos mais.
Ao
Bem-aventurado Alano da Rocha, como antes a São Domingos, prometeu a Virgem
Santíssima muitas graças a quem rezasse o seu saltério. Entre as quinze
promessas tão conhecidas para os devotos do Rosário, estão estas: "O
Rosário, disse Nossa Senhora, fará reflorescer as virtudes, fará conseguir
misericórdia para as almas. Atrairá os corações dos homens para o céu e os
levará do amor do mundo ao amor de Deus e os elevará aos desejos das coisas
eternas".
Não é
fervor o que nestas palavras Nossa Senhora promete aos devotos do Rosário?
Recitai
bem o terço, e, se possível, o Rosário todos os dias. Recitai-o como for
possível, pedindo o fervor. Nossa Senhora vos concederá esta graça.
E a
devoção ao Rosário é um grande sinal de predestinação, diz Nossa Senhora, na
última promessa feita ao Beato Alano da Rocha. A verdadeira devoção do Rosário,
tal como ela deve ser praticada, isto é, com a meditação dos mistérios, é um
remédio eficacíssimo na cura da tibieza. E o é justamente porque tem um duplo
caráter de oração mental e vocal. O Rosário salva os pecadores e faz o milagre
de converter os tíbios.
Rezai-o
bem, com atenção e perseverança. Vereis que maravilhas ele realizará em vossas
almas, piedosos leitores. Eis aí a terapêutica espiritual a ser empregada na
gravíssima enfermidade da tibieza. Coragem, vamos aos remédios.
A
enfermidade é grave, e quase incurável, sim; mas a Divina Misericórdia pôs em
nossas mãos recursos para tratá-la. Diz-se que é incurável a tibieza. E é
verdade, mas só quando não se empregam energicamente os meios de combatê-la.
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