A Imitação de Cristo
Livro II Exortações à vida interior
Capítulo,
1 Da vida interior
O Reino de Deus está dentro de vós, diz o Senhor.
São Lucas. 17,21. Converte-te a Deus de todo o coração, deixa este mundo miserável,
e tua alma achará descanso. Aprende a desprezar as coisas exteriores e entrega-te
às interiores, e verás chegar a ti o Reino de Deus. Pois o Reino de Deus é a paz
e o gozo no Espírito Santo, Romanos, 14,17. que não se dá aos ímpios. Virá a ti
Cristo para consolar-te, se lhe preparares no teu interior digna moradia. Toda a
sua glória e formosura está no interior, Salmo, 44,14. e só aí o Senhor se compraz.
A miúdo visita ele o homem interior em doce entretenimento, suave consolação, grande
paz e familiaridade, sobremaneira admirável.
Eia, alma fiel, para este esposo prepara teu
coração, a fim de que se digne vir e morar em ti. Pois assim ele diz: Se alguém
me ama, guardará a minha palavra, e viremos a ele e faremos nele a nossa morada.
São João, 14,23. Dá, pois, lugar a Jesus e a tudo mais fecha a porta. Se possuíres
a Cristo, estarás rico e satisfeito. Ele mesmo será teu provedor e fiel procurador
em tudo, de modo que não hajas mister de esperar nos homens. Porque os homens são
volúveis e faltam com facilidade à confiança, mas Cristo permanece eternamente,
São João, 12,34. e firme nos acompanha até ao fim.
Não se há de ter grande confiança no homem
frágil e mortal, por mais que nos seja caro e útil; nem nos devemos afligir com
excessos, porque, de vez em quando, nos contraria com palavras ou obras. Os que
hoje estão contigo amanhã talvez sejam contra ti, e reciprocamente, pois os homens
mudam como o vento. Põe toda a tua confiança em Deus, e seja Ele o teu temor e amor;
Ele responderá por ti, e fará do melhor modo o que convier. Não tens aqui morada
permanente, Hebreus, 13,14. e, onde quer que estejas, és estranho e peregrino; nem
terás nunca descanso, se não estiveres intimamente unido a Jesus.
Para que olhas em redor de ti, se não é este
o lugar de teu repouso? No céu deve ser a tua habitação, e como de passagem hás
de olhar todas as coisas da terra. Todas passam, e tu igualmente passas com elas;
toma cuidado para não te apegares a elas, a fim de que não te escravizem e percam.
Ao Altíssimo eleva sempre teus pensamentos, e a Cristo dirige súplica incessante.
Se não sabes contemplar coisas altas e celestiais, descansa na paixão de Cristo
e gosta de habitar em suas sacratíssimas chagas. Pois, se te acolheres devotamente
às chagas e preciosos estigmas de Jesus, sentirás grande conforto em tuas mágoas,
não farás mais caso do desprezo dos homens e facilmente sofrerás as suas detrações.
Cristo também foi, neste mundo, desprezado
dos homens, e em suma necessidade, entre os opróbrios, o desampararam seus conhecidos
e amigos. Cristo quis padecer e ser desprezado; e tu ousas queixar-te de alguém?
Cristo teve adversidade e detratores; e tu queres ter a todos por amigos e benfeitores?
Como poderá ser coroada tua paciência, se não
encontrares alguma adversidade? Se não queres sofrer alguma contrariedade, como
serás amigo de Cristo? Sofre com Cristo e por Cristo, se com Cristo queres reinar.
Se uma só vez entraras perfeitamente no Coração
de Jesus e gozaras um pouco de seu ardente amor, não farias caso do teu proveito
ou dano, ao contrário, te alegrarias com os mesmos opróbrios; porque o amor de Jesus
faz com que o homem se despreze a si mesmo. O amante de Jesus e da verdade, e o
homem deveras espiritual e livre de afeições desordenadas, pode facilmente recolher-se
em Deus, e, elevando-se em espírito, acima de si mesmo, fruir delicioso descanso.
Aquele que avalia as coisas pelo que são, e
não pelo juízo e estimação dos outros, este é o verdadeiro sábio, ensinado mais
por Deus que pelos homens.
Quem sabe andar recolhido dentro de si, e ter
em pequena conta as coisas exteriores, não precisa escolher lugar nem aguardar horas
para se dar a exercícios de piedade. O homem interior facilmente se recolhe, pois
nunca se entrega de todo às coisas exteriores. Não o estorvam trabalhos externos
nem ocupações, às vezes necessárias, mas ele se acomoda às circunstâncias, conforme
sucedem. Quem tem o interior bem disposto e ordenado não se importa com as façanhas
e crimes dos homens. Tanto o homem se embaraça e distrai, quanto se mete nas coisas
exteriores.
Se foras reto e puro, tudo te correria bem
e se voltaria em teu proveito.
Mas, porque ainda não estás de todo morto a
ti mesmo, nem apartado das coisas terrenas, por isso muitas coisas te causam desgostos
e perturbações. Nada mancha tanto e embaraça o coração do homem como o amor desordenado
às criaturas. Se renunciares às consolações exteriores, poderás contemplar as coisas
do céu e gozar a miúdo da alegria interior.
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Reflexões:
As abelhas nascem vermes e depois se tornam
ninfas, andam com seus pés e enfim se tornam moscas volantes. O mesmo acontece conosco,
Teótimo, se somos espirituais, pois abandonamos nossa vida humana para viver uma
outra vida, mais eminente, acima de nós mesmos, ocultando toda esta nova vida em
Deus com Jesus Cristo, que só ele a vê, a conhece e a dá. Nossa vida nova é o amor
celeste que vivifica e anima nossa alma, e este amor está totalmente escondido em
Deus e em coisas divinas com Jesus Cristo; porque, como dizem as sagradas letras
do Evangelho, depois que Jesus Cristo, subindo ao céu, se deixou ver um pouco a
seus discípulos, uma nuvem o envolveu e ocultou aos seus olhos. Atos dos Apóstolos,
1,9. Jesus Cristo ocultou-se portanto no céu em Deus.
Ora, Jesus Cristo é nosso amor, e nosso amor
é a vida de nossa alma; portanto, nossa vida está oculta em Deus com Jesus Cristo,
e quando Jesus Cristo, que é nosso amor, e por conseguinte nossa vida espiritual,
virá aparecer no dia do juízo, então nós apareceremos com ele na glória, Colossenses,
3,4. isto é, Jesus Cristo, nosso amor, nos glorificará, comunicando-nos sua felicidade
e esplendor.
Oração:
Ah! Jesus, quem me dera a graça de ser um só
espírito convosco! Enfim, Senhor, rejeitando a multiplicidade das criaturas, não
quero senão a vossa unidade! Ó Deus, vós sois o único um e a única unidade necessária
à minha alma! Jesus, caro amigo de meu coração, uni minha pobre e única alma à vossa
única bondade!.
Capítulo,
2 Da humilde submissão
Não te importes muito de saber quem seja por
ti ou contra ti; mas trata e procura que Deus seja contigo em tudo que fizeres.
Tem boa consciência e Deus te defenderá, pois a quem Deus ajuda não há maldade que
o possa prejudicar. Se souberes calar e sofrer, verás, sem dúvida, o socorro do
Senhor. Ele sabe o tempo e o modo de te livrar; portanto, entrega-te todo a Ele.
A Deus pertence aliviar-nos e tirar-nos de toda a confusão. Às vezes é muito útil,
para melhor conservarmos a humildade, que os outros saibam os nossos defeitos e
no lós repreendam.
Quando o homem se humilha por seus defeitos,
aplaca facilmente os outros e satisfaz os que estão irados contra ele. Ao humilde
Deus protege e salva, ao humilde ama e consola, ao humilde ele se inclina, dá-lhe
abundantes graças e depois do abatimento o levanta a grande honra. Ao humilde revela
seus segredos e com doçura a si o atrai e convida. O humilde, ao sofrer afrontas,
conserva sua paz, porque confia em Deus e não no mundo. Não julgues ter feito progresso
algum, enquanto te não reconheças inferior a todos.
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Reflexões:
Ó nobre virtude da humildade, tão necessária
ao ser humano nesta vida mortal! Não é sem razão que se diz que ela é a base e o
fundamento de todas as virtudes; e, ainda que ela não seja a primeira, a caridade
e o amor de Deus a ultrapassam em dignidade e excelência no entanto a caridade tem
uma tal conformidade e simpatia com a humildade que elas não vivem jamais uma sem
a outra...
Sem dúvida a divina sabedoria sempre olhou
com bons olhos os humildes, humilhou e rebaixou aqueles que se exaltam e exaltou
aqueles que se humilham, assim como o canta nossa gloriosa mestra Nossa Senhora
em seu sagrado cântico: Depôs do trono os poderosos e exaltou os humildes. São Lucas.
1,52. Aqueles que se exaltam serão humilhados, aqueles que querem colocar seu trono
nas nuvens serão rebaixados, e os pobres que se abaixam e se humilham serão exaltados;
pois Deus, que ama os humildes, se comunicará a eles e lhes dará seu espírito, pelo
qual eles operarão grandes coisas.
Oração:
Ó Deus, sou obra de vossas mãos: portanto,
não quero mais, de agora em diante, comprazer-me em mim mesmo, que não sou nada...
Desde agora escolho por quinhão a vergonha e a confusão, aceito para sempre todo
tipo de desprezo: numa palavra, quero mudar de vida e seguir doravante meu Criador,
e sentir-me honrado com a condição do ser que ele me deu, empregando-o inteiramente
à obediência à sua vontade pelos meios que me serão ensinados...
Ó Deus, fortalecei-me nesses afetos e resoluções.
Capítulo,
3 Do homem bom e pacífico
Primeiro conserva-te em paz, e depois poderás
pacificar os outros. O homem apaixonado, até o bem converte em mal e facilmente
acredita no mal; o homem bom e pacífico, pelo contrário, faz com que tudo se converta
em bem. Quem está em boa paz de ninguém desconfia; o descontente e perturbado, porém,
é combatido de várias suspeitas e não sossega, nem deixa os outros sossegarem. Diz
muitas vezes o que não devia dizer, e deixa de fazer o que mais lhe conviria. Atende
às obrigações alheias, e descuida-se das próprias. Tem, pois, principalmente zelo
de ti, e depois o terás, com direito, do teu próximo.
Bem sabes desculpar e cobrir tuas faltas, e
não queres aceitar as desculpas dos outros! Mais justo fora que te acusasses a ti
e escusasses o teu irmão.
Suporta os outros, se queres que te suportem
a ti. Nota quão longe estás ainda da verdadeira caridade e humildade, que não sabe
irar-se ou indignar-se senão contra si própria. Não é grande coisa conviver com
homens bons e mansos, porque isso, naturalmente, agrada a todos; e cada um gosta
de viver em paz e ama os que são de seu parecer. Viver, porém, em paz com pessoas
ásperas, perversas e mal-educadas que nos contrariam, é grande graça e ação louvável
e varonil.
Uns há que têm paz consigo e com os mais; outros
que não têm paz nem a deixam aos demais; são insuportáveis aos outros, e ainda mais
o são a si mesmos. E há outros que têm paz consigo e procuram-na para os demais.
Toda a nossa paz, porém, nesta vida miserável, consiste mais na humilde resignação,
que em não sentir as contrariedades. Quem melhor sabe sofrer maior paz terá.
Esse é vencedor de si mesmo e senhor do mundo,
amigo de Cristo e herdeiro do céu.
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Reflexões:
Este santo e ilustre patriarca José, ao despedir-se
de seus irmãos que partiam do Egito de volta para a casa de seu pai, deu-lhes apenas
este conselho: Não vos irriteis uns com os outros pelo caminho. Gênesis, 45,24.
Eu te digo o mesmo, Filoteia. Esta vida miserável é apenas um caminho que leva à
bem-aventurança: não devemos irritar-nos e enfurecer-nos uns com os outros pelo
caminho, mas andar com o grupo de nossos irmãos e companheiros pacificamente, com
mansidão e amabilidade.
Quando estás em tranquilidade e sem nenhum
sinal de raiva, aumenta tua provisão de doçura e complacência. Podes então dizer
todas as tuas palavras e fazer todas as tuas ações, pequenas e grandes, da maneira
mais doce possível, lembrando-te que a esposa, no Cântico dos Cânticos, tem não
só mel em seus lábios e na ponta de sua língua, mas ainda sob a língua, isto é,
no peito, e não somente mel, mas também leite. Porque também não devemos ter apenas
a palavra doce em relação ao próximo, mas ainda todo o peito, isto é, todo o interior
de nossa alma; e não devemos ter somente a doçura do mel, que é aromático e odorífero,
isto é, a suavidade da conversa afável com os estranhos, mas também a doçura do
leite com os domésticos e vizinhos próximos: neste ponto falham muito aqueles que
na rua parecem anjos, mas em casa são diabos.
Oração:
Ó caridade, ó humildade, ó doçura e benignidade,
como deixais em suavidade e satisfação a alma que vos possui!... Ah! quem vos conhece
pode desejar outra coisa senão vós mesmo como partilha? Oh! Senhor, dai-me esta
água viva, e que todas as outras delícias deste mundo se transformem para mim em
amargura.
Capítulo,
4 Da mente pura e da
intenção simples
Com duas asas se levanta o homem acima das
coisas terrenas: simplicidade e pureza. A simplicidade há de estar na intenção e
a pureza no afeto. A simplicidade procura a Deus, a pureza o abraça e frui. Em nenhuma
boa obra acharás estorvo, se estiveres interiormente livre de todo afeto desordenado.
Se só queres e buscas o agrado de Deus e o proveito do próximo, gozarás de liberdade
interior. Se teu coração for reto, toda criatura te será um espelho de vida e um
livro de santas doutrinas. Não há criatura tão pequena e vil que não represente
a bondade de Deus.
Se fosses interiormente bom e puro, logo verias
tudo sem dificuldade e compreenderias bem. O coração puro penetra o céu e o inferno.
Cada um julga segundo seu interior. Se há alegria neste mundo, é o coração puro
que a goza; se há, em alguma parte, tribulação e angústia, é a má consciência que
as experimenta. Como o ferro metido no fogo perde a ferrugem e se faz todo incandescente,
assim o homem que se entrega inteiramente a Deus fica livre da tibieza e transforma-se
em novo homem.
Quando o homem começa a entibiar, logo teme
o menor trabalho e anseia as consolações exteriores. Quando, porém, começa deveras
a vencer-se e andar com ânimo no caminho de Deus, leves lhe parecem as coisas que
antes achava onerosas.
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Reflexões:
Encontra-se muito pouco esta virtude da simplicidade,
até mesmo entre os mais espirituais que consideram a Deus puramente, sem buscar-se
a si mesmos, e que andam na simplicidade de coração, ainda que Nosso Senhor a tenha
recomendado com tanta insistência a seus apóstolos: Sede simples como as pombas.
São Mateus, 10,16. Não há, com certeza, virtude que Deus ame tanto, nem que tenha
mais poder para o atrair numa alma, do que a simplicidade.
Mas para entender o que é simplicidade, é preciso
saber que há três virtudes que têm uma tal semelhança uma com a outra, que parece
que não há nenhuma diferença, a saber: a verdade, a pureza e a simplicidade. A verdade
faz-nos mostrar no exterior o que somos exatamente no interior; por outro lado,
a mentira é dizer ou fazer algo contrário ao nosso sentimento interior. A pureza
tem uma grande relação com a verdade, principalmente porque ela não pode sofrer
em nossos corações nenhum pecado, por menor que seja, nem nenhuma intenção maculada
ou impura, que não tende a glorificar a Deus. Mas a simplicidade ultrapassa essas
duas virtudes, porque ela tem um único olhar que vai direto a Deus.
Oração:
Meu Senhor Jesus Cristo, que subistes ao céu,
na presença de vossos discípulos, depois de ter completado quarenta dias, concedei-me
a graça de minha alma desgostar-se, por vosso amor, de todas as coisas da terra,
que ela aspire à eternidade e que vos deseje como o cúmulo da felicidade. Amém.
Capítulo,
5 Da consideração de
si mesmo
Não podemos confiar muito em nós, porque frequentemente
nos faltam a graça e o critério. Pouca luz temos em nós e esta facilmente a perdemos
por negligência. De ordinário também não avaliamos quanta é nossa cegueira interior.
A miúdo procedemos mal e nos desculpamos, o que é pior. Às vezes nos move a paixão,
e pensamos que é zelo. Repreendemos nos outros as faltas leves, e nos descuidamos
das nossas maiores. Bem depressa sentimos e ponderamos o que dos outros sofremos,
mas não se nos dá do que os outros sofrem de nós.
Quem bem e retamente avaliasse suas obras não
seria capaz de julgar os outros com rigor.
O homem interior antepõe o cuidado de si a
todos os outros cuidados, e quem se ocupa de si com diligência facilmente deixa
de falar dos outros. Nunca serás homem espiritual e devoto, se não calares dos outros,
atendendo a ti próprio com especial cuidado. Se de ti só e de Deus cuidares, pouco
te moverá o que se passa por fora. Onde estás, quando não estás contigo? E, depois
de tudo percorrido, que ganhaste se esqueceste a ti mesmo? Se queres ter paz e verdadeiro
sossego, é preciso que tudo mais dispenses, e a ti só tenhas diante dos olhos.
Portanto, grandes progressos farás, se te conservares
livre de todo cuidado temporal; muito te atrasará o apego a alguma coisa temporal.
Nada te seja grande, nobre, aceito ou agradável, a não ser Deus mesmo ou o que for
de Deus.
Considera vã toda consolação que te vier das
criaturas. A alma que ama a Deus despreza tudo que é abaixo de Deus. Só Deus eterno
e imenso, que tudo enche, é o consolo da alma e a verdadeira alegria do coração.
{{Pause=2}} Reflexões:
Aqueles que cuidam bem de sua consciência quase
não estão sujeitos ao julgamento temerário. Porque, como as abelhas, ao ver o nevoeiro
ou o tempo nublado, retiram-se para suas colmeias a fim de cuidar do mel, assim
as cogitações das boas almas não se propagam sobre objetos confusos nem entre as
ações nebulosas dos próximos; mas para evitar-lhes o encontro recolhem-se dentro
do coração para lá cuidar das boas resoluções de sua própria emenda.
É o caso de uma alma inútil divertir-se com
a especulação da vida de outra pessoa. Excetuo aqueles que estão encarregados dos
outros, tanto na família como na república; pois uma boa parte de sua consciência
consiste em olhar e vigiar sobre a dos outros. Que estes cumpram então seu dever
com amor e depois se voltem sobre si mesmos com este olhar.
Oração:
Meu Senhor Jesus Cristo, que quisestes ser
atado pelas mãos dos maus, rompei as cadeias de meus pecados, e prendei-me de tal
forma com os vínculos da caridade e de vossos mandamentos que as potências de minha
alma e de meu corpo não escapem para cometer alguma coisa que seja contrária à vossa
santa vontade.
Capítulo,
6 Da alegria da boa consciência
A glória do homem virtuoso é o testemunho da
boa consciência. Conserva pura a consciência, e sempre terás alegria. A boa consciência
pode suportar muita coisa e permanece alegre até nas adversidades. A má consciência
anda sempre medrosa e inquieta. Suave sossego gozarás, se de nada te acusar o coração.
Não te dês por satisfeito, senão quando tiveres feito algum bem. Os maus nunca têm
verdadeira alegria nem sentem a paz interior; pois não há paz para os ímpios, diz
o Senhor. Isaías. 57,21. E se disserem: Vivemos em paz, não há mal que nos possa
acontecer, e quem ousará ofender-nos? -- não lhes dês crédito, porque de repente
levantar-se-á a ira de Deus, e então as suas obras serão aniquiladas e frustrados
seus intuitos.
A quem ama não é dificultoso gloriar-se na
tribulação; pois gloriar-se assim é gloriar-se na cruz do Senhor. Gálatas, 6,14.
Pouco dura a glória que os homens dão e recebem. A glória do mundo anda sempre acompanhada
de tristeza. A glória dos bons está na própria consciência, e não na boca dos homens.
A alegria dos justos é de Deus e em Deus, a sua alegria procede na verdade. Quem
deseja a glória verdadeira e eterna não faz caso da temporal. E quem procura a glória
temporal ou não a despreza de todo, mostra que pouco ama a celestial. Grande tranquilidade
do coração goza aquele que não faz caso de elogios nem de censuras.
É fácil estar contente e sossegado, tendo a
consciência pura. Não és mais santo porque te louvam, nem mais ruim porque te censuram.
És o que és, nem te podem os louvores fazer maior do que és aos olhos de Deus. Se
considerares o que és no teu interior, não farás caso do que te dizem os homens.
O homem vê o rosto, Deus o coração. 1, Reis 16,7. O homem nota os atos, mas Deus
pesa as intenções. Proceder sempre bem e ter-se em pequena conta é indício de uma
alma humilde. Rejeitar toda consolação das criaturas é sinal de grande pureza e
confiança interior.
Aquele que não procura o testemunho favorável
dos homens mostra que está todo entregue a Deus. Porque, como diz São Paulo, não
é aprovado aquele que a si próprio recomenda, mas aquele que é recomendado por Deus.
2, Coríntios. 10,18. Andar recolhido no interior com Deus, sem estar preso a alguma
afeição humana, é próprio do homem espiritual.
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Reflexões:
Tudo concorre para o bem daqueles que amam
a Deus Romanos, 8,28. e para a verdade, uma vez que Deus pode e sabe tirar o bem
do mal. Para quem faria ele isto, senão para aqueles que, sem reserva, se doaram
a ele? Sim, mesmo os pecados, dos quais Deus por sua bondade nos defende, são revertidos
pela divina Providência para o bem dos seus. Davi jamais teria sido tão cumulado
de humildade, se não tivesse pecado; nem Madalena teria tido tanto amor ao seu Salvador,
se ele não a tivesse remido de tantos pecados; e ele jamais os teria remido se ela
não os tivesse cometido.
Vê, minha cara filha, este grande artesão de
misericórdia; ele converte nossas misérias em graças e faz a teriaga Remédio antigo
eficaz para as nossas almas, contra a víbora de nossas iniquidades. Dize-me, então,
eu te peço, o que não fará ele de nossas aflições, de nossos trabalhos, das perseguições
que sofremos? Portanto, se acontece que sofras algum desprazer, seja de que tipo
for, assegura tua alma que, se ela ama muito a Deus, tudo se converterá em bem.
E embora não vejas as instâncias pelas quais este bem deve chegar a ti, tem mais
certeza ainda de que ele chegará. Se Deus te aplica a lama Jesus curou o cego de
nascença fazendo lama com sua saliva e aplicando-a nos olhos do cego. São João,
9,6. te aplica a lama da ignomínia nos olhos, é para dar-te a bela visão de um espetáculo
de esplendor. Se Deus te faz levar um tombo, como São Paulo que ele fez cair no
chão, é para elevar-te à glória.
Oração:
Meu Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo,
que, sendo declarado inocente pela sentença do Governador Pilatos, sofrestes as
imposturas e opróbrios dos judeus, dai-me a graça de viver na inocência e de não
inquietar-me de modo nenhum com meus inimigos. Amém.
Capítulo,
7 Do amor de Jesus sobre
todas as coisas
Bem-aventurado aquele que compreende o que
seja amar a Jesus e desprezar-se a si por amor de Jesus. Por esse amor deves deixar
qualquer outro, pois Jesus quer ser amado acima de tudo. O amor da criatura é enganoso
e inconstante; o amor de Jesus é fiel e inabalável. Apegado à criatura, cairás com
ela, que é instável; abraçado com Jesus, estarás firme para sempre. A Ele ama e
guarda como amigo que não te desamparará, quando todos te abandonarem, nem consentirá
que pereças na hora suprema. De todos te hás de separar um dia, quer queiras, quer
não.
Conchega-te a Jesus na vida e na morte; entrega-te
à sua fidelidade, que só Ele te pode socorrer, quando todos te faltarem. Teu Amado
é de tal natureza, que não admite rival: Ele só quer possuir teu coração e nele
reinar como rei em seu trono. Se souberes desprender-te de toda criatura, Jesus
acharia prazer em morar contigo. Quando confiares nos homens, fora de Jesus, verás
que estás perdido. Não te fies nem te firmes na cana movediça: porque toda a carne
é feno, e toda a sua glória fenece como a flor do campo. Isaías. 40,6.
Facilmente serás enganado, se só olhares para
as aparências dos homens. Se procuras alívio e proveito nos outros, quase sempre
terás prejuízo. Procura a Jesus em todas as coisas, e Jesus acharás. Se te buscas
a ti mesmo, também te acharás, mas para a tua ruína. Pois o homem que não busca
a Jesus é mais nocivo a si mesmo que todo o mundo e seus inimigos todos.
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Reflexões:
Há almas que não amam as superfluidades nem
com superfluidade, mas amam somente o que Deus quer e como Deus quer: almas felizes,
pois amam a Deus e seus amigos em Deus, e seus inimigos por Deus. Elas amam muitas
coisas com Deus, mas nenhuma a não ser em Deus e por Deus; é Deus que elas amam,
não somente sobre todas as coisas, mas em todas as coisas, e todas as coisas em
Deus. Semelhantes à fênix perfeitamente rejuvenescida e revigorada, que nunca se
vê, a não ser no ar ou nos cumes dos montes que estão no ar; porque assim essas
almas não amam nada que não seja em Deus, ainda que amem muitas coisas com Deus,
e Deus com muitas coisas.
São Lucas relata que Nosso Senhor convidou
para segui-lo um jovem que na verdade o amava muito, mas que amava ainda mais seu
pai, e por isso quis voltar para casa; e Nosso Senhor lhe coíbe esta superfluidade
de amor e o excita a um amor mais puro, a fim de que ele ame não somente Nosso Senhor
mais do que seu pai, mas que não ame seu pai a não ser em Nosso Senhor: Deixa que
os mortos enterrem seus mortos, mas quanto a ti que encontraste a vida. vai e anuncia
o Reino de Deus. São Lucas. 9,60. E essas almas, como vês, Teótimo, tendo tão grande
união com o Esposo, merecem participar em sua posição e serem rainhas, como ele
é rei; pois elas lhe são totalmente dedicadas sem qualquer divisão nem separação,
e não amam nada fora dele nem sem ele, mas somente nele e por ele.
Oração:
Ó Amor Eterno, minha alma vos solicita e vos
escolhe eternamente! Vinde, Espírito Santo, e inflamai nossos corações com vosso
amor. Ou amar, ou morrer. Morrer e amar. Morrer a qualquer outro amor, para viver
no amor de Jesus, a fim de não morrermos eternamente, mas vivendo em vosso amor
eterno, ó Salvador de nossas almas, cantemos eternamente: Viva Jesus! Eu amo Jesus!
Viva Jesus que eu amo! Eu amo Jesus que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém.
Capítulo,
8 Da familiar amizade
com Jesus
Quando Jesus está presente, tudo é suave e
nada parece dificultoso; mas, quando Jesus está ausente, tudo se torna penoso. Quando
Jesus não fala ao coração, nenhuma consolação tem valor; mas se Jesus fala uma só
palavra, sentimos grande alívio. Porventura não se levantou logo Maria Madalena
do lugar onde chorava, quando Marta lhe disse: O Mestre está aí e te chama?. São
João, 11,28. Hora bendita, quando Jesus te chama das lágrimas para o gozo do espírito!
Que seco e árido és sem Jesus! Que néscio e vão, se desejas outra coisa, fora de
Jesus! Não será isto maior dano do que se perdesse o mundo inteiro?
Que te pode dar o mundo sem Jesus? Estar sem Jesus é terrível inferno, estar
com Jesus é doce paraíso. Se Jesus estiver contigo, nenhum inimigo te pode ofender.
Quem acha a Jesus acha precioso tesouro, ou,
antes, o bem superior a todo bem; quem perde a Jesus perde muito mais do que se
perdesse a todo o mundo. Paupérrimo é quem vive sem Jesus, e riquíssimo quem está
bem com Jesus.
Grande arte é saber conversar com Jesus, e
grande prudência conservá-lo consigo. Sê humilde e pacífico, e contigo estará Jesus;
sê devoto e sossegado, e Jesus permanecerá contigo. Depressa podes afugentar a Jesus
e perder a sua graça, se te inclinares às coisas exteriores; e se o afastas e o
perdes, aonde irás e a quem buscarás por amigo? Sem amigo não podes viver, e se
não for Jesus teu amigo acima de todos, estarás mui triste e desconsolado. Logo,
loucamente procedes se em qualquer outro confias e te alegras. Antes ter o mundo
todo por adversário, que ofender a Jesus. Acima de todos os teus amigos seja, pois,
Jesus amado dum modo especial.
Sê livre e puro no teu interior, sem apego
a criatura alguma. É mister desprenderes-te de tudo e ofereceres a Deus um coração
puro, se queres sossegar e ver como é suave o Senhor. E, com efeito, tal não conseguirás,
se não fores prevenido e atraído por sua graça, de modo que, deixando e despedindo
tudo mais, com ele só estejas unido. Pois, quando lhe assiste a graça de Deus, de
tudo é capaz o homem; e quando ela se retira, logo fica pobre e fraco, como que
abandonado aos castigos. Ainda assim, não deves desanimar nem desesperar, antes
resignar-te na vontade de Deus, e sofrer tudo que te acontecer, por honra de Jesus;
pois ao inverno sucede o verão, depois da noite volta o dia, e após a tempestade
reina a bonança.
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Reflexões:
O que nos acontecerá se trocarmos nossos afetos
e nosso amor com os seres humanos que são criaturas animadas e capazes de razão?
Será que nossa troca não será vã, uma vez que, sendo criaturas humanas como nós,
iguais em natureza, só podem dar-nos uma contrapartida de amor, amando-nos porque
nós os amamos? Mas isto será tudo, porque não sendo mais do que nós, não teremos
nenhum ganho na nossa troca, não recebendo mais do que lhes daremos. Nós lhes daremos
nosso amor e eles nos darão o deles...
Ó Deus, que graça dar todo nosso amor àquele
que nos recompensa tão bem, dando-nos o seu! Dando nosso amor às criaturas, como
já disse, não teremos nenhum ganho, porque elas não nos dão mais do que lhes damos;
mas Deus, este divino amante de nossas almas, nos dá o seu amor que é como um bálsamo
precioso que difunde perfumes extremamente suaves em todas as faculdades de nossas
almas.
O amor é sumamente doce e suave quando se aplica
a um objeto digno de ser escolhido entre milhares; porque o amor baixo e caduco
que se fixa na criatura, em prejuízo do amor que devemos ao Criador, está longe
de ser doce e suave, mas, ao contrário, é notavelmente desagradável e enche o coração
daquele que o possui de perturbações, pressas, inquietações e amarguras.
Oração:
Ó Senhor Jesus!... estreitai, prensai e uni
para sempre meu espírito ao vosso seio paternal Oh! uma vez que fui feito para vós,
por que não estou em vós? Abismai esta gota de espírito que me destes no mar de
vossa bondade, do qual ela procede. Ah! Senhor, uma vez que vosso coração me ama,
por que não me arrebata a si, pois é o que mais quero? Levai-me e vou correr atrás
de vossos atrativos, para jogar-me nos vossos braços paternos e jamais sair de lá
pelos séculos dos séculos. Amém.
Capítulo,
9 Da privação de toda
consolação
Não é dificultoso desprezar as consolações
humanas, quando gozamos das divinas. Grande coisa, porém, e mui meritória, é poder
estar sem consolação, tanto divina como humana, sofrendo de boa mente o desamparo
do coração, sem em nada buscar-se a si mesmo, nem atender ao seu próprio merecimento.
Que maravilha será estares alegre e devoto,
quando te assiste a graça! De todos é almejada esta hora. E mui suave andar, levado
pela graça de Deus. E que maravilha não sentir a carga aquele que é sustentado pelo
Onipotente e acompanhado do Guia Supremo!
Gostamos de ter qualquer consolação, e é penoso
ao homem despojar-se de si mesmo. O glorioso mártir São Lourenço venceu o mundo
em união com seu pai espiritual, porque desprezou todos os atrativos do século e
sofreu com paciência, por amor de Cristo, que o separassem do Sumo Pontífice São
Xisto a quem ele muito amava! Assim, com o amor de Deus, ele subjugou o amor da
criatura, e ao alívio humano preferiu o beneplácito divino. Daí aprende tu a deixar,
às vezes, por amor de Deus, um parente ou amigo querido. Nem tanto te aflijas se
te abandonar algum amigo, sabendo que todos, finalmente, nos havemos de separar
uns dos outros.
Só com renhido e longo combate interior aprende
o homem a dominar-se plenamente e pôr em Deus todo o seu afeto. Quando o homem confia
em si, facilmente desliza nas consolações humanas. Mas o verdadeiro amigo de Cristo
e fervoroso imitador de suas virtudes não se inclina às consolações nem busca tais
doçuras sensíveis; antes, procura exercícios austeros e sofre por Cristo trabalhos
penosos.
Quando, pois, Deus te mandar consolação espiritual,
recebe-a com ações de graças, mas lembra-te sempre que é mercê de Deus, e não merecimento
teu. Com isto, porém, não te desvaneças, nem te entregues a excessiva alegria ou
a vã presunção; sê antes mais humilde pelo dom recebido, mais prudente e timorato
em tuas ações, pois passará aquela hora e voltará a tentação. Quando te for tirada
a consolação, não desesperes logo; aguarda, pelo contrário, com humildade e paciência,
a visita celestial; pois Deus é bastante poderoso para restituir-te maior graça
e consolação. Isto não é novo nem estranho aos que são experientes nos caminhos
de Deus; porque nos grandes santos e antigos profetas houve muitas vezes esta mudança.
Por isso um deles, sentindo a presença da graça,
exclamava: Eu disse em minha abundância: não serei abalado jamais. Salmo, 29,7.
Sentindo, porém, retirar-se a graça, acrescenta: Desviastes de mim, Senhor, o vosso
rosto, e fiquei perturbado. Entretanto não desespera, mas com mais instância roga
ao Senhor, e diz: A vós, Senhor, clamarei, e ao meu Deus rogarei. Alcança, afinal,
o fruto de sua oração e atesta ter sido atendido, dizendo: Ouviu-me o Senhor, e
compadeceu-se de mim, o Senhor se fez meu protetor. Mas em quê? Convertestes, diz
ele, meu pranto em gozo, e me cercastes de alegria.
Se isto sucedeu aos grandes santos, não devemos
desesperar nós outros, fracos e pobres, por nos sentirmos umas vezes com fervor,
outras vezes com frieza porque vai e vem o espírito de Deus, segundo lhe apraz.
Por isso diz o Santo Jó: Senhor, visitais o homem na madrugada, e logo o provais.
jó 7,18.
Em que posso, pois, esperar ou em que devo
confiar, senão na grande misericórdia de Deus e na esperança da graça celestial?
Porque, ou me assistem homens justos, irmãos devotos e amigos fiéis, ou livros santos
e formosos tratados, ou cânticos e hinos suaves, tudo isso de pouco me serve e pouco
me agrada, quando estou desamparado da graça e entregue à minha própria pobreza.
Não há então melhor remédio que Deus.
Nunca encontrei homem tão religioso e devoto,
que não sofresse, às vezes, a subtração da graça e sentisse o arrefecimento do fervor.
Nenhum santo foi tão altamente arrebatado e esclarecido que, antes ou depois, não
fosse tentado. Porque não é digno da alta contemplação de Deus quem por Deus não
sofreu alguma tribulação. Costuma vir primeiro a tentação, como sinal precursor
da próxima consolação; porque aos provados pela tentação é prometido o celeste consolo.
A quem tiver vencido, diz o Senhor, darei a comer o fruto da árvore da vida. Apocalipse,
2,7.
Dá Deus a consolação, para fortalecer o homem
contra as adversidades.
Segue-se então a tentação, para que não se
desvaneça a felicidade. O demônio não dorme, nem a carne já está morta; por isso,
não cesses nunca de aparelhar-te para a peleja, porque à direita e à esquerda estão
teus inimigos que nunca descansam.
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Reflexões:
O viajante que tem medo de errar o caminho,
caminhando em dúvida, vai olhando de um lado para o outro sem saber onde pode estar
e se engana quase a cada passo, pensando que está extraviado; mas aquele que está
seguro de sua rota vai andando alegremente, decidido e depressa. Assim é o amor
que quer chegar à vontade de Deus entre as consolações: vai sempre temeroso, com
medo de deixar-se enganar, e em vez de amar a vontade de Deus, ele ama o prazer
próprio que está na consolação; mas o amor que segue o caminho da vontade de Deus
na aflição, ele anda com segurança; porque, como a aflição não é absolutamente amável
em si mesma, é bem fácil não amá-la a não ser por respeito à mão que a dá.
Na primavera, os cães têm seu faro prejudicado
e quase não sentem nada, porque as ervas e flores ativam tanto seu perfume que ele
ultrapassa o odor do cervo e da lebre: na primavera das consolações, o amor quase
não reconhece a vontade de Deus, porque o prazer sensível da consolação joga tantos
atrativos dentro do coração que ele se distrai e não presta a atenção que deveria
prestar à vontade de Deus. Quando Nosso Senhor deu a Santa Catarina de Sena a alternativa
de escolher entre uma coroa de ouro e uma coroa de espinhos, ela escolheu a última,
como mais conforme ao amor.
Certamente é uma falta de amor, diz a Bem-aventurada
Ângela de Foligno, não querer sofrer, e o grande apóstolo disse em alta voz que
não se gloria, a não ser na cruz, na enfermidade e na perseguição.
Infelizmente, minha filha, estamos sempre mais
afeiçoados à doçura, à suavidade e à deliciosa consolação, mas a aspereza da secura
é mais frutuosa.
Embora São Pedro amasse a montanha do Tabor
e fugisse do Monte Calvário, este, no entanto, não deixa de ser mais útil do que
aquela; e o sangue que foi derramado no Calvário é mais desejável do que o esplendor
que se difundiu no Tabor. Nosso Senhor já te trata como filha brava, procura viver
também um pouco como tal. Mais vale comer o pão sem açúcar, do que o açúcar sem
pão.
Oração:
Meu Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo,
que quisestes ser tomado de medo e de tristeza na hora de vossa paixão, dai-me a
graça de consagrar-vos todos os meus dissabores. Ó Deus do meu coração, ajudai-me
a suportá-los em união com os vossos sofrimentos e tristezas, a fim de que, pelos
méritos de vossa paixão, eles se tornem salutares para mim. Amém.
Capítulo,
10 Do agradecimento pela
graça de Deus
Para que buscas repouso, se nasceste para o
trabalho? Dispõe-te mais à paciência que à consolação, mais para levar a cruz que
para ter alegria. Quem dentre os mundanos não aceitaria de bom gosto a consolação
e a alegria espiritual, se a pudesse ter sempre ao seu dispor? As consolações espirituais
excedem todas as delícias do mundo e todos os deleites da carne. Pois todas as delícias
do mundo ou são vãs ou torpes, e só as do espírito são suaves e honestas, nascidas
que são das virtudes e infundidas por Deus nas almas puras. Mas ninguém pode lograr
estas divinas consolações à medida de seu desejo, porque não cessa por muito tempo
a guerra da tentação.
Grande obstáculo às visitas celestiais é a
falsa liberdade do espírito e a demasiada confiança em si mesmo. Deus faz bem dando-nos
a graça da consolação; mas o homem faz mal não retribuindo tudo a Deus, com ação
de graças. E se não se nos infundem os dons da graça, é porque somos ingratos ao
Autor, não atribuindo tudo à fonte original. Pois sempre Deus concede a graça a
quem dignamente se mostra agradecido e tira ao soberbo o que costuma dar ao humilde.
Não quero consolação que me tire a compunção,
nem desejo contemplação que me seduz ao desvanecimento; porque nem tudo que é sublime
é santo, nem tudo que é agradável é bom, nem todo desejo é puro, nem tudo que nos
deleita agrada a Deus. De boa mente aceito a graça, que me faz humilde e timorato
e me dispõe melhor para renunciar a mim mesmo. O homem instruído pela graça e experimentado
com sua subtração não ousará atribuir-se bem algum, antes reconhecerá sua pobreza
e nudez. Dá a Deus o que é de Deus, e atribui a ti o que é teu; isto é, dá graças
a Deus pela graça, e só a ti atribui a culpa e a pena que a culpa merece.
Põe-te sempre no ínfimo lugar, e dar-te-ão
o supremo, porque o mais alto não existe sem o apoio do inferior. Os maiores santos
diante de Deus são os que se julgam menores, e quanto mais gloriosos, tanto mais
humildes são no seu conceito. Como estão cheios de verdade e glória celestial, não
cobiçam a glória vã. Em Deus fundados e firmados, nada os pode ensoberbecer. Atribuindo
a Deus todo o bem que receberam, não pretendem a glória uns dos outros; só querem
a glória que procede de Deus; seu único fim, seu desejo constante é que ele seja
louvado neles e em todos os santos, acima de todas as coisas.
Agradece, pois, os menores benefícios e maiores
merecerás. Considera como muito o pouco, e o menor dom por dádiva singular. Se considerarmos
a grandeza do benfeitor, não há dom pequeno ou de pouco valor; porque não pode ser
pequena a dádiva que nos vem do Soberano Senhor. Ainda quando nos der penas e castigos,
ló devemos agradecer, porque sempre é para nossa salvação quanto permite que nos
suceda. Se desejas a graça de Deus, sê agradecido quando a recebes e paciente quando
a perdes. Roga que ela volte, anda cauteloso e humilde, para não vires a perdê-la.
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Reflexões:
Sem dúvida, a mínima consolação que recebemos
da devoção, de toda maneira vale mais do que os mais excelentes prazeres do mundo.
As mamas e o leite, isto é, as carícias do Divino Esposo, são melhores para a alma
do que o vinho, Cântico dos Cânticos, 1,1. o mais precioso dos prazeres da terra;
quem o degustou, considera todo o resto das outras bebidas como fel e absinto.
Quando teremos dessas doçuras e consolações:
1º -- É preciso humilhar-nos profundamente diante de Deus. Tratando-se dessas doçuras,
devemos evitar dizer: Oh! como eu sou bom! Não, Filoteia, são bens que não nos tornam
melhores, porque a devoção não consiste nisto. Mas devemos dizer: Oh! como Deus
é bom com aqueles que esperam nele, com a alma que o busca!.
Quem tem açúcar na boca não pode dizer que
sua boca é doce, mas sim que o açúcar é doce: assim, ainda que esta doçura espiritual
seja muito boa, e Deus que no lá dá é muito bom, não se segue daí que aquele que
a recebe seja bom. 2º -- Devemos saber que ainda somos criancinhas que necessitam
do leite, e que esses grãos açucarados que nos são dados, é porque ainda temos o
espírito tenro e delicado, que precisa de iscas e de engodos para ser atraído para
o amor de Deus. 3º -- Mas depois disto, falando de modo geral e costumeiro, recebemos
humildemente essas graças e favores, e os consideramos extremamente grandes, não
tanto porque o são em si mesmos, como porque é a mão de Deus que os coloca em nosso
coração... 4º -- Tendo-os recebido com essa humildade, devemos empregá-los cuidadosamente
segundo a intenção daquele que no lós deu.
Por que será que Deus nos dá essas doçuras?
Para tornar-nos doces para com cada um e amorosos para com ele.
Oração:
Bendize, ó minha alma, o teu Deus, e que todas
as minhas entranhas louvem seu santo nome; porque sua bondade tirou-me do nada,
e sua misericórdia me criou. Ó meu Deus, eu vos ofereço o ser que me destes, de
todo o meu coração vo-lo dedico e consagro.
Capítulo,
11 Quão poucos são os
que amam a cruz de Jesus
Muitos encontra Jesus agora apreciadores de
seu reino celestial; mas poucos que queiram levar a sua cruz. Têm muitos sequiosos
de consolação, mas poucos da tribulação; muitos companheiros à sua mesa, mas poucos
de sua abstinência. Todos querem gozar com ele, poucos sofrer por ele alguma coisa.
Muitos seguem a Jesus até ao partir do pão,
poucos até beber o cálice da paixão.
Muitos veneram seus milagres, mas poucos abraçam
a ignomínia da cruz.
Muitos amam a Jesus, enquanto não encontram
adversidades. Muitos o louvam e bendizem, enquanto recebem dele algumas consolações;
se, porém, Jesus se oculta e por um pouco os deixa, caem logo em queixumes e desânimo
excessivo.
Aqueles, porém, que amam a Jesus por Jesus
mesmo e não por própria satisfação, tanto o louvam nas tribulações e angústias,
como na maior consolação. E posto que nunca lhes fosse dada a consolação, sempre
o louvariam e lhe dariam graças.
Oh! quanto pode o amor puro de Jesus, sem mistura
de interesse ou amor-próprio! Não são porventura mercenários os que andam sempre
em busca de consolações? Não se amam mais a si do que a Cristo os que estão sempre
cuidando de seus cômodos e interesses? Onde se achará quem queira servir desinteressadamente
a Deus?
É raro achar um homem tão espiritual que esteja
desapegado de tudo. Pois o verdadeiro pobre de espírito e desprendido de toda criatura
-- quem o descobrirá? Tesouro precioso que é necessário buscar nos confins do mundo.
Provérbios, 31,10. Se o homem der toda a fortuna, não é nada. E se fizer grande
penitência, ainda é pouco. Compreenda embora todas as ciências, ainda está muito
longe. E se tiver grande virtude de devoção ardente, muito ainda lhe falta, a saber:
uma coisa que lhe é sumamente necessária. Que coisa será esta? Que, deixando tudo,
se deixa a si mesmo e saia totalmente de si, sem reservar amor-próprio algum, e,
depois de feito tudo que soube fazer, reconheça que nada fez.
Não tenha em grande conta o pouco que nele
possa ser avaliado por grande: antes, confesse sinceramente que é um servo inútil,
como nos ensina a Verdade. Quando tiverdes cumprido tudo que vos for mandado, dizei:
Somos servos inúteis. São Lucas. 17,10. Então, sim, o homem poderá chamar-se verdadeiramente
pobre de espírito e dizer com o profeta: Sou pobre e só neste mundo. Salmo, 24,16.
Entretanto, ninguém é mais poderoso, ninguém mais livre que aquele que sabe deixar-se
a si e a todas as coisas e colocar-se no último lugar.
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Reflexões:
Presta atenção, Teótimo, neste homem que ora
a Deus com tanta devoção, como te parece, e que é tão ardente nos exercícios do
amor celeste. Mas espera um pouco para ver se é realmente a Deus que ele ama. Infelizmente,
logo que a suavidade e satisfação que ele sentia no amor cessar e que a secura chegar,
ele deixará tudo, não mais rezará, só de passagem. Mas, se era a Deus que ele amava,
por que teria cessado de amá-lo, uma vez que Deus é sempre Deus? O que ele amava
era então a consolação de Deus e não o Deus das consolações.
Sem dúvida, muitas pessoas não sentem nenhum
deleite no amor divino, a não ser que ele seja penetrado do açúcar de alguma suavidade
sensível, e fariam naturalmente como as criancinhas que, quando se lhes dá um pedaço
de pão com mel, elas sugam o mel e jogam fora o pão; porque, se a suavidade estivesse
separada do amor, eles abandonariam o amor e ficaram com a suavidade. Por isso eles
seguem o amor por causa da suavidade e, quando não mais a encontram, não se importam
mais com o amor. Mas essas pessoas estão expostas a muito perigo: ou de voltar atrás
quando o gosto e as consolações lhes faltam, ou de iludir-se com vãs suavidades
bem distantes do verdadeiro amor, e de tomar o mel de Heracleia pelo mel de Narbona.
Oração:
Meu Senhor Jesus Cristo, que carregastes a
cruz nos ombros por mim, fazei que eu abrace voluntariamente a cruz da mortificação,
e que a carregue todos os dias por vosso amor. Amém.
Capítulo,
12 Da estrada real da
santa cruz
A muitos parece dura esta palavra: Renuncia
a ti mesmo, toma a tua cruz e segue a Jesus Cristo. São Mateus, 16,24. Muito mais
duro, porém, será de ouvir aquela sentença final: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno. São Mateus, 25,41. Pois os que agora ouvem e seguem, docilmente,
a palavra da cruz não recearão então a sentença da eterna condenação. Este sinal
da cruz estará no céu, quando o Senhor vier para julgar. Então todos os servos da
cruz, que em vida se conformam com Cristo crucificado, com grande confiança chegar-se-ão
a Cristo juiz.
Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual
se caminha ao reino do céu? Na cruz está a salvação, na cruz a vida, na cruz o amparo
contra os inimigos, na cruz a abundância da suavidade divina, na cruz a fortaleza
do coração, na cruz o compêndio das virtudes, na cruz a perfeição da santidade.
Não há salvação da alma nem esperança da vida, senão na cruz. Toma, pois, a tua
cruz, segue a Jesus e entrarás na vida eterna. O Senhor foi adiante, com a cruz
às costas, e nela morreu por teu amor, para que tu também leves a tua cruz e nela
desejes morrer. Porquanto, se com ele morreres, também com ele viverás. E, se fores
seu companheiro na pena, também o serás na glória.
Verdadeiramente, da cruz tudo depende, e em
morrer para si mesmo está tudo; não há outro caminho para a vida e para a verdadeira
paz interior, senão o caminho da santa cruz e da contínua mortificação. Vai para
onde quiseres, procura quanto quiseres, e não acharás caminho mais sublime em cima
nem mais seguro embaixo que o caminho da santa cruz. Dispõe e ordena tudo conforme
teu desejo e parecer, e verás que sempre hás de sofrer alguma coisa, bom ou mau
grado teu; o que quer dizer que sempre haverás de encontrar a cruz. Ou sentirás
dores no corpo, ou tribulações no espírito.
Ora serás desamparado de Deus, ora perseguido
do próximo, e o que é pior não raro serás molesto a ti mesmo. E não haverá remédio
e nem conforto que te possa livrar ou aliviar; cumpre que sofras quanto tempo Deus
quiser. Pois Deus quer ensinar-te a sofrer a tribulação sem alívio, para que de
todo te submetas a ele e mais humilde te faças pela tribulação. Ninguém sente tão
vivamente a paixão de Cristo como quem passou por semelhantes sofrimentos.
A cruz, pois, está sempre preparada e em qualquer
lugar te espera. Não lhe podes fugir, para onde quer que te voltes, pois em qualquer
lugar a que fores, te levarás contigo e sempre encontrarás a ti mesmo. Volta-te
para cima ou para baixo, volta-te para fora ou para dentro, em toda parte acharás
a cruz; e é necessário que sempre tenhas paciência, se queres alcançar a paz da
alma e merecer a coroa eterna.
Se levares a cruz de boa vontade, ela te há
de levar e conduzir ao termo desejado, onde acaba o sofrimento, posto que não seja
neste mundo. Se a levares de má vontade, aumentas-lhe o peso e fardo maior te impões;
contudo é forçoso que a leves. Se rejeitares uma cruz, sem dúvida acharás outra,
talvez mais pesada.
Pensas tu escapar àquilo de que nenhum mortal
pôde eximir-se? Que santo houve no mundo sem tribulação? Nem Jesus Cristo, Senhor
Nosso, esteve uma hora, em toda a sua vida, sem dor e sofrimento. Convinha, disse
ele, que Cristo sofresse e ressurgisse dos mortos, e assim entrasse na sua glória.
São Lucas. 24,26.
Como, pois, buscas tu outro caminho que não
seja o caminho real da santa cruz?
Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio;
e tu procuras só descanso e gozo? Andas errado, e muito errado, se outra coisa procuras
e não sofrimentos e tribulações; pois toda esta vida mortal está cheia de misérias
e assinalada de cruzes. E quanto mais uma pessoa faz progressos na vida espiritual,
tanto maiores cruzes encontra, muitas vezes, porque o amor lhe torna o exílio mais
doloroso.
Mas, apesar de tantas aflições, o homem não
está sem o alívio da consolação, porque sente o grande fruto que lhe advém à alma
pelo sofrimento da cruz. Pois, quando de bom grado a toma às costas, todo o peso
da tribulação se lhe converte em confiança na divina consolação. E quanto mais a
carne é cruciada pela aflição, tanto mais se fortalece o espírito pela graça interior.
E, às vezes, tanto se fortalece, pelo amor das penas e tribulações que, para conformar-se
com a cruz de Cristo, não quisera estar sem dores e sofrimentos, pois julga ser
tanto mais aceito a Deus quanto mais e maiores males sofre por seu amor. Não é isto
virtude humana, mas graça de Cristo, que tanto pode e realiza na carne frágil, que
o espírito com ardor abraça e ama o que a natureza aborrece e foge.
Não é conforme à inclinação humana levar a
cruz, amar a cruz, castigar o corpo e impor-lhe sujeição, fugir às honras, aceitar
as injúrias, desprezar-se a si mesmo e desejar ser desprezado, suportar as aflições
e desgraças e não almejar prosperidade alguma neste mundo. Se olhares somente a
ti, reconheces que de nada disso és capaz. Mas, se confiares em Deus, do céu te
será concedida a fortaleza, e sujeitar-se-ão ao teu mando o mundo e a carne. Nem
o infernal inimigo temerás, se andares escudado na fé e armado com a cruz de
Cristo.
Portanto, como bom e fiel servo de Cristo,
dispõe-te a levar a cruz do teu Senhor, por teu amor crucificado. Prepara-te a sofrer
muitos contratempos e incômodos nesta vida miserável, pois em toda parte, onde quer
que estiveres, ou te esconderes, os encontrarás. Convém que assim seja e não há
outro remédio contra a tribulação da dor e dos males senão sofrê-los com paciência.
Bebe, generoso, o cálice do Senhor, se queres
ser seu amigo e ter parte com ele.
Entrega a Deus as consolações, para ele dispor
delas como lhe aprouver. Tu, porém, dispõe-te a suportar as tribulações e considera-as
como as consolações mais preciosas, porquanto não têm proporção as penas do tempo
com a glória futura Romanos, 8,18. que havemos de merecer, ainda que tu só as devesses
sofrer todas.
Quando chegares a tal ponto que a tribulação
te seja doce e amável por amor de Cristo, dá-te por feliz, pois achaste o paraíso
na terra. Enquanto o padecer te é molesto e procuras fugir-lhe, andas mal, e em
toda parte te persegue o medo da tribulação.
Se te resolveres ao que deves, isto é, a padecer
e morrer, logo te sentirás melhor e acharás paz. Ainda que fosses arrebatado, com
São Paulo, ao terceiro céu, nem por isso estarias livre de sofrer alguma contrariedade.
Eu, diz Jesus, mostrar-lhe-ei quanto terá de sofrer por meu nome. Atos dos Apóstolos,
9,16. Não te resta, pois, senão sofrer se pretendes amar e servir a Jesus para sempre.
Oxalá fosses digno de sofrer alguma coisa pelo
nome de Jesus! Que grande glória resultaria para ti, que alegria para os santos
de Deus, e que edificação para o próximo! Pois todos recomendam a paciência, ainda
que poucos queiram praticá-la. Com razão devias padecer, de bom grado, este pouco
por amor de Cristo, quando muitos sofrem pelo mundo coisas incomparavelmente maiores.
Fica sabendo e tem por certo que tua vida deve
ser uma morte contínua, e quanto mais cada um morre a si mesmo, tanto mais começa
a viver para Deus. Só é capaz de compreender as coisas do céu quem por Cristo se
resolve a sofrer toda adversidade. Nada neste mundo é mais agradável a Deus nem
mais proveitoso a ti, que o sofrer, de bom grado, por Cristo. E se te dessem a escolha,
antes deverias desejar sofrer adversidade, por amor de Cristo, do que ser recreado
com muitas consolações porque assim serias mais conforme a Cristo, e mais semelhante
a todos os santos. Porquanto não consiste nosso merecimento e progresso espiritual
em ter muitas doçuras e consolações, mas em sofrer grandes angústias e tribulações.
Se houvera coisa melhor e mais proveitosa para
a salvação dos homens do que o padecer, Cristo, decerto, o teria ensinado com palavras
e exemplo. Pois claramente exorta seus discípulos e quantos o desejam seguir a que
levem a cruz, dizendo: Quem quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome sua cruz,
e siga-me. São Lucas. 9,23. Seja, pois, de todas as lições e estudos este o resultado
final:
Cumpre-nos passar por muitas tribulações, para
entrar no Reino de Deus. Atos dos Apóstolos, 14,21.
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Reflexões:
É verdade que, se quisermos ser salvos, devemos
unir-nos à cruz de nosso Salvador, meditá-la e trazer em nós sua mortificação: não
há nenhum outro caminho para chegar ao céu. Nosso Senhor foi o primeiro a passar
por ele. Podes ter tantos êxtases, elevações de espírito e arroubos que quiseres;
podes elevar-te até o terceiro céu com São Paulo; mas se, com isto, não permaneces
na Cruz de Nosso Senhor, e não te exercitas na mortificação de ti mesmo, digo-te
que tudo isto não é nada mais do que vaidade, e que permanecerás vazia de todo bem,
sem virtude, sujeita e disposta a escandalizar-te, como os judeus, com a paixão
de nosso Divino Salvador. Em suma, não há nenhuma outra porta para entrar no céu
senão a humilhação e a mortificação.
Enquanto eu pensar em ti afligida no leito,
vou trazer-te mas é com conhecimento de causa que falo. uma reverência particular
e uma honra extraordinária, como a uma criatura visitada por Deus, vestida com seus
hábitos, e sua esposa especial. Quando Nosso Senhor esteve na cruz, foi declarado
rei, até por seus inimigos, e as almas que estão na cruz são declaradas rainhas.
Não sabes de que os anjos nos invejam: é certamente
de nenhuma outra coisa senão de podermos sofrer por Nosso Senhor, porque eles jamais
sofreram algo por ele. São Paulo, que esteve no céu e entre as delícias do paraíso,
não se achava feliz senão em suas enfermidades e na Cruz de Nosso Senhor.
Oração:
Eu te saúdo, ó cruz preciosa! Eu te saúdo,
ó tribulação bem-aventurada! Ó aflição santa, como és amável, pois saíste do seio
amável desse Pai de eterna misericórdia que te quis desde toda eternidade e te destinou...
para mim! Ó Cruz, minha alma te ama e te abraça com toda a sua dileção!.
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